ARTIGOS

Empregador: como diminuir o número de ações trabalhistas?

As ações trabalhistas causam grandes impactos nas empresas, inclusive econômico pois representam um alto custo para as corporações.
Por ação trabalhista entende-se como um procedimento judicial movido pelo empregado quando este crê que seus direitos não foram cumpridos na sua totalidade.
Em razão disso é que são necessárias algumas estratégias para cuidar do colaborador e evitar ações judiciais contra a empresa.

De acordo com um levantamento feito Pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), a corte máxima trabalhista, em 2019 no Brasil foram registradas 1.823.440 novas reclamatórias trabalhistas. Somente no estado de Santa Catarina foram registradas 67.820 novas ações, 3,7% do total nacional.

Ainda que haja um cenário positivo após a Reforma Trabalhista, é preocupante o volume de queixas trabalhistas nos últimos anos.
Dentre as estratégias que as empresas devem adotar para reduzir o número de processos judiciais, a fundamental é respeitar a legislação trabalhista. Depois do surgimento da CLT, houve diversas modificações nessa lei flexibilizando as regras. A mais recente foi publicada em 2017 que é a Lei n° 13.467 e ficou conhecida como Reforma Trabalhista, alterando mais de 100 elementos da CLT.

É essencial que toda empresa, sua gestão e prepostos tenham conhecimento e respeito pela legislação específica trabalhista.

Conforme mencionado, com o passar dos anos, a legislação vem passando por diversas modificações. A recente reforma de 2017, por exemplo, trouxe novas abordagens no aspecto do home office, contratação de autônomos e penalidades para contratos de trabalho não assinados.

Assim, mais que necessário, a empresa manter-se atualizada e respeitosa quanto à legislação trabalhista, além de garantir o cumprimento da legislação é uma prática fundamental para evitar o ajuizamento de ações trabalhistas.

ENTRE EM CONTATO

(49) 3353-2205

Av. Luiz Lunardi, 647 - Centro
CEP 89825-000 - Xaxim - SC

contato@iep.adv.br

2016 - Ieisbick & Piaseski Advogados Associados | Desenvolvido por Lovatel Agência Digital | Acesso Restrito | Webmail